Sobre Nós

A História da Licenciatura de Administração Pública está intimamente ligada à fundação do ISCSP, cuja inauguração se deu  no dia 18 de Janeiro de 1906, para formar os funcionários civís da administração dos territórios ultramarinos e do Ministério do Ultramar. 

Recrutados numa fase inicial, para o quadro administrativo, que encabeçava e enquadrava os diferentes níveis da administração terriotorial, os diplomados pela escola passaram, pouco a pouco, a assumir funções administrativas e técnicas nos diferentes serviços que foramsendo progressivamente criados, ao longo dos anos, no decurso do processo de desenvolvimento e transformação da organização política e administrativa dos territórios ultramarinos. 

Inicialmente a sua designação era de "Escola Colonial". Em 1927, passou a designar-se "Escola Superior Colonial". O curso colonial foi substituido, em 1946, pelos cursos de "Administração Colonial" e de "Altos Estudos Coloniais". EM 1954 a Escola recebe o nome de Instituto Superior de Estudos Ultramarinos (ISEU) passando, em 1961, a integrar a Universidade Técnica de Lisboa. O seu objectivo permaneceu incólume a estas mudanças e a sua missão continuava a ser a mesma: ministrar o ensino superior de Ciências Ultramarinas, preparando quadros para a administração ultramarina e cultivar a investigação dos problemas científicos ligados à valorização dos territórios de além-mar, ao seu povoamento e ao estudo das populações ultramarinas e suas línguas. 

Em 1961, o elenco de disciplinas foi revisto e os cursos passara a designar-se "Curso de Administração Ultramarina" e "Curso Complementar de Estudos Ultramarinos". Em 1962, o ISEU, passou a designar-se "Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina" (ISCSPU). 

Com a Mudança de regime político, após o 25 de Abril de 1974, a Escola, tal como sucedeu com outras instituições universitárias, passou por um período conturbado de convulsões. O então Ministro da Educação decidiu pôr um ponto final na convulsão instalada e em Dezembro de 1976 o ISCSP sofre uma reestruturação e passa a ser designado de "Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas" (ISCSP), tal como o encontramos actualmente.

Em 1980, por Decreto de 17 de Maio, é criada a licenciatura de Gestão e Administração Pública (GAP). No ano lectivo de 2007/2008, devido à aplicação  do processo de Bolonha, a licenciatura de GAP é reformulada para Administração Pública (AP). Assim permanecemos até à actualidade.